Mensagens

Conhecendo partes de Mocambique: Cidade de Maputo (Capital do pais)

Imagem
CIDADE DE MAPUTO- Localização Geográfica, e suas Características Físico-Geográficas (Sul de Moçambique-África) 1.Localização geográfica da Cidade de Maputo A Cidade de Maputo tem como limites geográficos: A Norte limita-se com Distrito de Marracuene, a Sul com Distrito de Matutuine, a Este com a baía de Maputo e a Oeste com a Cidade da Matola, vide o mapa que se segue. A Cidade é constituída por sete Distritos municipais, dos quais cinco são contíguos, localizados na margem Norte da baía de Maputo, contabilizando 98 % da população da Cidade. O sexto Distrito localiza-se na margem Sul da baía, designado Distrito Municipal Ka Tembe, e o Distrito menos populoso é o da Ilha da Inhaca    2. Caracteriza çã o f í sico-natural da Cidade de Maputo Maputo pertence à macro região da África Austral, que se estende desde o rio Zambeze ao Norte e o extremo Sul do continente africano. Assim, os aspectos relativos a caracterização física estão associados à macro região. 2...

Conhecendo partes de Mocambique:Provincia de Cabo delgado

Imagem
CABO DELGADO-Localização Geográfica, e suas Características (Norte de Moçambique-África) 1.Localização A província de Cabo Delgado faz parte das 11 [1] províncias que constituem Moçambique. Localiza-se a nordeste de Moçambique, tendo como limites administrativos e naturais: a norte o rio Rovuma que serve de fronteira natural com a República da Tanzânia, a Oeste a província de Niassa, Este o Oceano ĺndico que banha toda a costa oriental e a Sul com a província de Nampula, com as seguintes coordenadas geográficas 10° 29ˈ e 14° 01ˈ N e 38° 58ˈ e 42°35ˈ E. 2.Divisão administrativa, Área territorial e população Cabo Delgado está dividida em 17 distritos: Ancuabe, Balama, Chiúre, Ibo, Macomia, Mecúfi, Meluco, Metuge, Mocímboa da Praia, Montepuez, Mueda, Muidumbe, Namuno, Nangade, Palma, Pemba e Quissanga A província tem uma superfície total de 82. 625km2, incluindo as aguas interiores com o total de 4. 788 Km2). De acordo com o Censo da população de 1997, a província...

O sistema educativo moçambicano, está desnorteado do foco!

É com muita lástima que olho o sistema educativo actual em Moçambique que se caracteriza por produzir formandos inabilidades para nada na vida. Se a educação tem por objectivo formar “pessoas” para saber como conhecimento, saber fazer, como habilidades e saber ser e estar como afectividade no que Benjamim S. Bloom chama de domínios educativos, no contexto Moçambicano nem uma nem outra coisa se evidencia. O sistema educativo actual, é mudo que não se enquandra em nenhuma das dimensões acima citadas. Forma-se jovens habilitados em nada aliás, August Cury na sua obra intitulada “Código de inteligência” ja diz que “o sitema educativo actual tem por objectivo preparar alunos para o mercado e não para a vida e no fundo não prepara para nenhum dos espaços”. Concordar em pleno com ele pois, os nossos alunos de agora, terminam nível básico, médio até superior sem conhecimento muito menos habilidades para não falar do saber ser e estar. São jovens, futuro do pa ís que não sabem o que s...

Trégua a tempo indeterminado....

Nem sei se é motivo de celebrar victória ou não pois o termo "indeterminado"me parece relativo.Contudo sou optimista daí que tento percebo-o no sentido de paz à longo prazo senão mesmo" definitiva",que assim seja. Apesar disso não deixa de restar um ponto que na minha opinião requer uma análise cautelosa.Trata-se de mudança "brusca"de abordagens dos intervenientes no diálogo politico em Mocambique que "do nada"anunciaram tempos de paz limitados ou seja tréguas após vários nôs de estagnação que culminaram em mortes devido a ataques militares em algumas estradas do pais que até pareciam "não passáveis".É de se salutar pois isso já trazia consêquencias imensuráveis mas as questões que se levantam são elas:O QUE FEZ AS DUAS PARTES MUDAREM DE OPINIÕES RADICAIS QUE TINHAM? QUÊ ESTRTÉGIAS/PROMESSAS FORAM POSTAS A MESA PARA HAVER ENTENDIMENTO? Numa leitura simplista do meu questionamento pode se concluir que estou a reclamar de ...

Até que ponto o ensino à distância é uma alternativa viável para contornar os problemas de acesso ao ensino geral em Moçambique?

Depois de introduzido no primeiro ciclo do nível Secundário, a modalidade ensino à distância, já tem uma replicada no segundo ciclo. Não estou contra esta modalidade de ensino mas questiono as condições que o país oferece para tornar praticável esta forma de transmitir conhecimento, o nível de preparação dos beneficiários para assimilar a plataforma e propiciar resultados plausíveis. Hora, a implementação do sistema no primeiro ciclo já tem alguns anos será que já se fez uma avaliação para se apurar até que ponto a alternativa está sendo viável por forma a merecer uma replicada para o segundo ciclo? Se os alunos em ensino presencial somam classes sem saberem nada,qual é o cenário no ensino à distância? Sou da opinião de que o governo devia pensar em outras alternativas.Não creio que o país tenha condições para tornar a modalidade praticável e produzir resultados bons como se almeja pior sendo num sistema educativo já pirateado e doente, para além de que estamos a fal...

"O crime"de ser competente em Moçambique!

Após a exoneração de Prof.Ferrão como Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano,interrogações não faltam de quase todos aqueles que acompanhavam o seu currículo como ministro para entender os "pecados"que lhe valeram a sua retirada da função. Parece que a opinião de muitos é de que,não devia-se mexer a sua pessoa àquela instituição dado o desempenho que demonstrava. Também comungo com a mesma opinião e ao mesmo tempo me questiono,QUAL É A RAZAO DA SUA EXONERACAO? A história faz me recordar que não é primeira vez que figuras que mostram profissionalismo são exonerados a favor dos antónimos e de proveniência duvidosa em termos de perfil profissional. Esta,parece ser mais uma prova que vem sustentar a ideia de que ser competente nesse país é um problema! Aos poucos parece que estamos a voltar naquele modelo em que ministros eram nomeados por 24h e depois exonerados para darem espaço a pincelada de outros. A ideologia quantitativa na educação parece ser u...

Opinando: A emergência "barata" de suspostos músicos em Moçambique!

Pergunta desta natureza, "afinal de contas, o que é ser músico ?",tem me surgido sempre que vejo infinidade de pessoas a "assaltarem" as televisões e rádios os quais se intitulam músicos. A reprodução massiva de "músicos" no país, faz me raciocinar que, se isso não significa crescimento, só pode ser vandalismo da profissão. A segunda hipótese (vandalismo da profissão) parece me mais adequada para contextualizar o actual cenário  em Moçambique no que concerne a música. O país parece ter descoberto enormes "jazigos" de talentosos na música dado o "boom" de pessoas que sim intitulam autores dessa arte. Boa parte desses "artistas",são daquelas que, parece terem descoberto o seu talento e como forma de fazer o público aperceber-se da façanha, surgem nas televisões e rádios a cantar e até a anunciar contactos para "shows". No entanto, não estou contra a explosão quantitativa dos novos actores na música mas...

CIÊNCIA:Metodologia de Invetigação Científica

II ANÁLISE DOS DADOS Após a colecta de dados, a fase seguinte é a de análise e interpretação. Estes dois processos embora distintos, aparecem estreitamente relacionados (Gil, 2008). ·          A análise tem como objectivo organizar e sumariar os dados de forma tal que possibilite o fornecimento de respostas ao problema proposto para a investigação.  Na análise, o pesquisador entra em maiores detalhes sobre os dados decorrentes do trabalho estatístico, a fim de conseguir respostas às suas indagações, e procura estabelecer as relações necessárias entre os dados obtidos e as hipóteses formuladas. Estas são comprovadas ou refutadas, mediante a análise (Lakatos e Marconi, 2003). ·          A interpretação tem como objectivo a procura do sentido mais amplo de respostas o que é feito mediante sua ligação a outros conhecimentos. Os processos de análise e interpretação variam significamente ...

CIÊNCIA:Metodologia de Invetigação Científica

I TÉCNICAS DE RECOLHA DE DADOS Toda pesquisa implica o levantamento de dados de variadas fontes, quaisquer que sejam os métodos ou técnicas empregadas. Esse material-fonte geral é útil não só por trazer conhecimentos importantes no campo de interesse, como também para evitar possíveis duplicações ou esforços desnecessários; pode ainda sugerir problemas e hipóteses e orientar para outras fontes de colecta (Lakatos e Marconi, 2003). Documentação indirecta É a fase da pesquisa realizada com intuito de recolher informações prévias sobre o campo de interesse. O levantamento de dados, primeiro passo de qualquer pesquisa científica, é feito de duas maneiras: pesquisa documental (ou de fontes primárias) e pesquisa bibliográfica (ou de fontes secundárias) (Lakatos e Marconi, 2003). Pesquisa documental A característica da pesquisa documental é que a fonte de coleta de dados está restrita a documentos, escritos ou não, constituindo o  que se denomina de  fontes  prim...