Trégua a tempo indeterminado....


Nem sei se é motivo de celebrar victória ou não pois o termo "indeterminado"me parece relativo.Contudo sou optimista daí que tento percebo-o no sentido de paz à longo prazo senão mesmo" definitiva",que assim seja.

Apesar disso não deixa de restar um ponto que na minha opinião requer uma análise cautelosa.Trata-se de mudança "brusca"de abordagens dos intervenientes no diálogo politico em Mocambique que "do nada"anunciaram tempos de paz limitados ou seja tréguas após vários nôs de estagnação que culminaram em mortes devido a ataques militares em algumas estradas do pais que até pareciam "não passáveis".É de se salutar pois isso já trazia consêquencias imensuráveis mas as questões que se levantam são elas:O QUE FEZ AS DUAS PARTES MUDAREM DE OPINIÕES RADICAIS QUE TINHAM? QUÊ ESTRTÉGIAS/PROMESSAS FORAM POSTAS A MESA PARA HAVER ENTENDIMENTO?

Numa leitura simplista do meu questionamento pode se concluir que estou a reclamar de "boca cheia"pois o importante é a paz,certo, mas na minha opinião é também importante que sejam tornadas a público as promessas e estratégias usadas para o entendimento para caso o copo volte a transbordar saibamos por onde recomeçar pois de políticos pode se esperar tudo.

Os ganhos de ter paz são imensuráveis por isso ela não tem preço e não é um "bem"acabado precisa ser realimentado de forma interrupta.

O desejo é de que nem as eleições, o poder nem qualquer outra coisa constitua nova fonte de controversas que terminam na precarização da paz...que ela seja um "bem definitivo"antes e depois das eleições!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Moçambique contribui para a Mudança Climáticas?

Mudanças climáticas e o mar