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"O crime"de ser competente em Moçambique!

Após a exoneração de Prof.Ferrão como Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano,interrogações não faltam de quase todos aqueles que acompanhavam o seu currículo como ministro para entender os "pecados"que lhe valeram a sua retirada da função. Parece que a opinião de muitos é de que,não devia-se mexer a sua pessoa àquela instituição dado o desempenho que demonstrava. Também comungo com a mesma opinião e ao mesmo tempo me questiono,QUAL É A RAZAO DA SUA EXONERACAO? A história faz me recordar que não é primeira vez que figuras que mostram profissionalismo são exonerados a favor dos antónimos e de proveniência duvidosa em termos de perfil profissional. Esta,parece ser mais uma prova que vem sustentar a ideia de que ser competente nesse país é um problema! Aos poucos parece que estamos a voltar naquele modelo em que ministros eram nomeados por 24h e depois exonerados para darem espaço a pincelada de outros. A ideologia quantitativa na educação parece ser u

Opinando: A emergência "barata" de suspostos músicos em Moçambique!

Pergunta desta natureza, "afinal de contas, o que é ser músico ?",tem me surgido sempre que vejo infinidade de pessoas a "assaltarem" as televisões e rádios os quais se intitulam músicos. A reprodução massiva de "músicos" no país, faz me raciocinar que, se isso não significa crescimento, só pode ser vandalismo da profissão. A segunda hipótese (vandalismo da profissão) parece me mais adequada para contextualizar o actual cenário  em Moçambique no que concerne a música. O país parece ter descoberto enormes "jazigos" de talentosos na música dado o "boom" de pessoas que sim intitulam autores dessa arte. Boa parte desses "artistas",são daquelas que, parece terem descoberto o seu talento e como forma de fazer o público aperceber-se da façanha, surgem nas televisões e rádios a cantar e até a anunciar contactos para "shows". No entanto, não estou contra a explosão quantitativa dos novos actores na música mas

CIÊNCIA:Metodologia de Invetigação Científica

II ANÁLISE DOS DADOS Após a colecta de dados, a fase seguinte é a de análise e interpretação. Estes dois processos embora distintos, aparecem estreitamente relacionados (Gil, 2008). ·          A análise tem como objectivo organizar e sumariar os dados de forma tal que possibilite o fornecimento de respostas ao problema proposto para a investigação.  Na análise, o pesquisador entra em maiores detalhes sobre os dados decorrentes do trabalho estatístico, a fim de conseguir respostas às suas indagações, e procura estabelecer as relações necessárias entre os dados obtidos e as hipóteses formuladas. Estas são comprovadas ou refutadas, mediante a análise (Lakatos e Marconi, 2003). ·          A interpretação tem como objectivo a procura do sentido mais amplo de respostas o que é feito mediante sua ligação a outros conhecimentos. Os processos de análise e interpretação variam significamente em função do plano de pesquisa (Gil, 2008). Análise estatística dos dados As téc

CIÊNCIA:Metodologia de Invetigação Científica

I TÉCNICAS DE RECOLHA DE DADOS Toda pesquisa implica o levantamento de dados de variadas fontes, quaisquer que sejam os métodos ou técnicas empregadas. Esse material-fonte geral é útil não só por trazer conhecimentos importantes no campo de interesse, como também para evitar possíveis duplicações ou esforços desnecessários; pode ainda sugerir problemas e hipóteses e orientar para outras fontes de colecta (Lakatos e Marconi, 2003). Documentação indirecta É a fase da pesquisa realizada com intuito de recolher informações prévias sobre o campo de interesse. O levantamento de dados, primeiro passo de qualquer pesquisa científica, é feito de duas maneiras: pesquisa documental (ou de fontes primárias) e pesquisa bibliográfica (ou de fontes secundárias) (Lakatos e Marconi, 2003). Pesquisa documental A característica da pesquisa documental é que a fonte de coleta de dados está restrita a documentos, escritos ou não, constituindo o  que se denomina de  fontes  primárias. Estas p

Opinando:EM MOÇAMBIQUE, COMO SE LIDA COM O PENSAMENTO CRÍTICO & COM QUE BASES ELE É CONSTRUIDO ?

Decidi trazer essa mini-reflexão porque está claro que em Moçambique há uma evolução quantitativa de pessoas com "pensamento crítico" e ele é muitas vezes construído por amadores e de forma leviana salvo aquele que é feito por verdadeiros académicos. Primeiro vamos tentar perceber como ele é CONSTITUÍDO. A maioria do "aparente" pensamento crítico que é propelado sobretudo através das redes sociais ele é construído em concepções e preceitos e não em compressão competente de observações,exposições,conhecimentos e discussões [como recomendam certos autores]. As pessoas tem um hábito de emitirem opiniões críticas, julgam, secundam e transmitem-as com base no que leram nos jornais,blogues,redes sociais etc muitas das vezes sem que no entanto tenham confrontado e julgado a informação em busca  da sua exactidão. Alguns autores chamam a atenção  há necessidade de entender que o PENSAMENTO CRÍTICO: 1-Não tem a intenção de transmitir uma visão pessimista ne

Desenvolvimento Humano em Moçambique

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Analisando o Índice de Desenvolvimento Humano de Moçambique (IDH) dos últimos 7 anos, percebe-se uma variação. O melhor ano para o País foi 2014 que atingiu 0,65 e o pior foi  2010  que atingiu 0,28 (Como ilustra o gr á fico da evolu ção  do IDH-Mo ç ambique). Basta lembrar que o IDH, foi Desenvolvido pelo economista paquistanês Mahbud Ul Haq, e é utilizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento desde o ano de 1993 para medir o desenvolvimento humano em mais de 180 países. É utilizado para o cálculo do índice, certos critérios de avaliação (renda, longevidade e educação).Compara indicadores de países nos itens riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade e outros, com o intuito de avaliar o bem-estar de uma população. O IDH varia de 0 a 1, sendo considerados de baixo desenvolvimento os países que atingem menos de 0,499 pontos , de médio desenvolvimento os que possuem notas de 0,50-0,79 , elevado desenvolvimento 0,80-0,88 e de

A mídia e a construção de uma "sociedade materialista e consumista"

Resumo: "Vivemos aparentemente na era do respeito pelos direitos humanos mas, por desconhecermos o teatro da nossa mente, não percebemos que jamais esses direitos foram tão violados nas sociedades democráticas... (Cury, 2005)". O presente artigo de opinião tem por propósito discutir a influência da mídia na construção da sociedade no contexto do mundo globalizado e capitalizado. Parto de uma hipótese de que, a mídia  é   detentor de um poder influenciador da opinião pública, sobre importantes temas de interesse publico.  É  "poderosa" na difusão de práticas e comportamentos induzidos pelo capitalismo que de certa forma põem em causa os valorais morais, a cultura de uma sociedade a favor das ditaduras do captalismo. Palavras Chave: Materialismo, Consumismo, Captalismo Começaria a indagação, resgatando uma opinião que já trouxe nas redes sociais no formato de uma reflexção  aberta, a inten çã o era provocar uma conversa refletiva  e compartilha de ideias