Opinando:EM MOÇAMBIQUE, COMO SE LIDA COM O PENSAMENTO CRÍTICO & COM QUE BASES ELE É CONSTRUIDO ?

Decidi trazer essa mini-reflexão porque está claro que em Moçambique há uma evolução quantitativa de pessoas com "pensamento crítico" e ele é muitas vezes construído por amadores e de forma leviana salvo aquele que é feito por verdadeiros académicos.

Primeiro vamos tentar perceber como ele é CONSTITUÍDO.

A maioria do "aparente" pensamento crítico que é propelado sobretudo através das redes sociais ele é construído em concepções e preceitos e não em compressão competente de observações,exposições,conhecimentos e discussões [como recomendam certos autores].

As pessoas tem um hábito de emitirem opiniões críticas, julgam, secundam e transmitem-as com base no que leram nos jornais,blogues,redes sociais etc muitas das vezes sem que no entanto tenham confrontado e julgado a informação em busca  da sua exactidão.

Alguns autores chamam a atenção  há necessidade de entender que o PENSAMENTO CRÍTICO:
1-Não tem a intenção de transmitir uma visão pessimista nem apresentar tendências;
2-Não tem por finalidade ,modificar a mentalidade dos indivíduos mas sim:

Impedir que as tensões da sociedade provoquem a padronização e a passividade e que  se manifestem as ilusões e os equívocos a que estão sujeitos no quotidiano.
Por isso, "[...] busca o máximo possível das informações objectivas com alto grau de exactidão".
Assim sendo,o que mais temos em Moçambique são pensadores críticos ou difamadores e caluniadores?
  
COMO A CRÍTICA É ENCARADA?

Correria o risco de assumir que em Moçambique, a crítica é mais vista como maledicência do que qualquer outra perspectiva.
Essa é a forma mais comum em que, a maior parte das pessoas interpretam e encaram o pensamento crítico.
O assunto torna-se mais delicado quando a crítica é dirigido a um dirigente,político etc.A visão que este tem sobre a crítica é de que tem que ser evitado pois, é uma ofensa,deselegância, quem crítica só pode ser um inimigo.

Essa visão pra mim é errada até porque as escrituras defendem que sem crítica não haveria progresso."[...] a crítica aponta o erro,esclarece,permite ao criticado corrigir a sua trajectória equivocada. A crítica põe fim as ilusões [...]".

Parece claro que ainda estamos longe de olhar a crítica nessa perspectiva, cultivar o espírito de ver a crítica como sendo uma forma de ajudar ,elucidar factos e como espelho das nossas acções.

Um médico crítico literário de Brasil chamado Alfranio Coutinho,defendia que era preciso "criar uma classe de Homens desagradáveis para dizer certas coisas que precisam ser ditas mas que ninguém diz".
Na verdade o que mais as pessoas gostam é receber elogios por mais que saibam que não os merecem.

É preciso que se valorize o lado bom da crítica sobretudo quando ela é construtiva, arquitectada e feita de forma lógica e responsável e não de mentira,calúnia e difamação pois quando é assim,perde o seu bom lado e assume outras características.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Moçambique contribui para a Mudança Climáticas?

Mudanças climáticas e o mar