Persistência, o segredo das victórias


A vida nem sempre nos sorri como queremos e sonhamos. Nem por isso devemos perder esperança, parar de lutar, de acreditar afinal de contas enquanto vivos e saudáveis temos tempo e força suficiente para correr atrás dos nossos sonhos por mais que isso exija atravessar batalhas, correr riscos e aceitar perder.

Nunca devemos limitar a nossa capacidade de luta. O mundo como está hoje, é tão traçoiro que em algum momento nos faz acreditar ser possível ser glorificado sem lutar, conquistar títulos sem esforço o que até pode ser mas, em muitas vezes não é digno, não é honroso por isso, não opte por corta-matos, saiba enfrentar os desafios porque só assim, se aprende!

Não há melhor maneira para a nova aprendizagem do que a experiência e, a experiência, exige tentar e por sua vez tentar preconiza vontade e coragem. Um dos maiores sabores de vida é saber que conseguiu vencer e triunfar graças a esforço próprio. 

Se realize como verdadeiro ser bio-psico-social ou seja, um ser biológico como a natureza nos criou, psicólogico, como detentores da mente para raciocinar mas também como indivíduo que deve saber viver em sociedade. Por isso, o segredo de ser um “bom ser” a este nível, passa necessariamente em: 

1.Ser um bom gestor psíquico

Significa ser capaz de pouco a pouco saber administrar a construção de pensamentos e emoções e a reeditar as zonas de conflitos, expandindo as suas habilidades, desenvolvendo a inteligência emocional, a inteligência interpessoal: como trabalhar com as pessoas, como motiva-las e principalmente como relacionar-se bem com os outros.

2. Ser bom gestor da emoção

Seja bom administrador dos sentimentos, das inseguranças, dos temores, dos medos, das angustias, do humor, da tristeza, do ciúme, da agonia, da aflicção. Saiba escolher, decidir, traçar caminhos, estabelecer metas.

3.Ser auto-crítico

Pensar nas consequências dos comportamentos antes de agir. Saiba auto-avaliar-se, pondera seus actos, julga seus comportamentos, ajusta-se, autocorrige, reflete suas reacções.

4. Desenvolver espírito criativo

Liberta o seu imaginário, expande a sua capacidade criativa. Produza novos conhecimentos, refina o olhar multifocal diante dos fenómenos físicos, psíquicos e sociais para vê-los sob múltiplos ângulos. 

3.Ser resiliênte

Desenvolva a capacidade de sobreviver as intempéries da vida, capacidade de suportar tensões, pressões (sobretudo financeiras), as adversidades etc.

4.Ser altruísta 

Saber ser afectivo, saber se doar, cuidar, proteger quem lhe cerca, ser generoso, bondanso.

Por isso, não aceite ser um fácil vencido nem um fácil conformado. Lute pela sua dignidade e nunca aceite viver para os outros mas sim viva para si mesmo e, do seu jeito seja feliz.


Dica de leitura: August Cury-O condigo da inteligencia!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Moçambique contribui para a Mudança Climáticas?

Mudanças climáticas e o mar