O perigo da mídia do século XXI!
Em algum momento fico perplexo, traído e decepcionado quando vejo as televises, rádios e jornais perderem a oportunidade que tem de influenciar positivamente os seus telespectadores ouvintes e leitores.
Já é moda em Moçambique ouvir, ler e ver, nos blocos informáticos, programas de entretenimentos, debates, publicações etc, pensamentos formatados sobre um determinado assunto transmitido.
Para além disso, passam assuntos de interesse privado, entrevistam pessoas desonradas, reproduzem e transmitem imagens, ideias e pensamentos maléficos a sociedade, criticam excessivamente em busca de audiência, bajulam os políticos e os “suficientemente abastecidos” em busca de oportunidades enfim…, formatam mentes e bloqueiam a oportunidade de pensar diferente.
Será que esse é o papel da mídia?
Como diz Suely Emilia de Barros Santos, docente Universitária:
“ [Estamos perante a uma mídia, que “se configura como uma poderosa ferramenta formuladora e criadora de opiniões, saberes, normas, e valores. Utilizando-se de manobras estratégicas, a mídia, na maioria das vezes, não dialoga, mas sim unidireciona sua mensagem para o interlocutor, fazendo com que um grande contingente de pessoas aviste o mundo por suas lentes..] ”
Precisamos de duvidar e sermos críticos no que lemos, ouvimos e vimos pois, como refere a mesma docente “[…] O poder de manipulação da mídia, resulta num contingente de pessoas que caminham sem opinião própria. Através da televisão, das novelas, jornais e internet, é transmitido um discurso ideológico, criando modelos a serem seguidos e homogeneizando estilos de vida […]”.
Fica o alerta seja atento!
Comentários
Enviar um comentário
Eu penso que: