Qual é o valor que se atribui a Universidade na actualidade em Moçambique?


A realidade actual mostra que ser licenciado ou até mesmo mestre em Moçambique não é mesma coisa em termos de valor que isso representa quando comparado com os anos 80 e 90.
Talvez isso tenha haver com a presença massiva de instituições de ensino superior do que no passado o que faz com que se forme muitos quadros e isso faz com que ser universitário já não seja algo exclusivo ou especial para ninguém (ao menos no contexto urbano).
Se no passado ser técnico superior significava epicentro de soluções, emprego directo pós formação etc, hoje essas características não são facilmente associaveis a essa qualificação académica.
Um técnico superior formado hoje enfrenta desafios enormes para se inserir no mercado:luta pelo emprego,pela dignidade,valorização etc .
mas também é um facto que esses desafios que o recém "dr"(como popularmente se designa)de hoje atravessa, também são enfrentadas pelos outros grupos sociais que buscam alguma formação para o incremento do seu nível e aquisição de competências .
Se no passado por exemplo a escolha de curso na Faculdade era influenciada sobretudo pelo sonho,habilidades, elementos por considerar para o futuro sucesso profissional, na actualidade essa lógica pouco é seguida senão mesmo é quebrada pois o que hoje determina essa a escolha é a oportunidade do mercado,garantias de oferta de emprego pelo familiar ou alguém próximo.
Os desafios sobretudo de emprego fazem com que o valor que se dá em Moçambique ao ensino superior seja totalmente diferente ao que devia (produção de conhecimento científico para o bem sobretudo da sociedade) pois embora seja evidente que quase não significa nada ter nível superior no contexto actual(para quem vai a faculdade sem estar a trabalhar),as pessoas ainda recorrem a Universidade como forma de encontrar caminho para o sucesso futuro o que de certa forma acaba violando em algumas circunstâncias os princípios básicos da academia, pelo querer ter diploma e não adquerir competências académicas.
Sendo assim o valor que a Universidade tem em Moçambique é visto na componente social e económica e muito pouco na académica o que de certa forma pode explicar a existência massiva de pessoas formadas mas sem qualificação convicente.
Não se pode atribuir totalmente a culpa a quem recorre a faculdade como responsável dessa situação tem que se considerar que a realidade do país obriga que a escolha de ida a Universidade seja vista como ponte para se ter nivel superior e isso implicar no futuro ser um profissional com melhor salário e consequente melhores condições de vida uma lógica histórica que vem sendo quebrada com a realidade prática do quotidiano no país.
Embora a dura realidade do país sugere escolhas de valor a que tem que se atribuir a Universidade, acho ser hora de se explorar outros valores que a Universidade oferece devendo para isso se quebrar a ideologia de ir a faculdade apenas para adquerir diploma e ser dr.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Moçambique contribui para a Mudança Climáticas?

Mudanças climáticas e o mar